Uncategorized

A obtenção da saúde vem do olhar do todo, ao invés da unidade, para se obter o equilíbrio! 


Dra. Josiane Barros (@drajosianebarros)
Começo este artigo com uma reflexão de autoconhecimento sobre saúde que gosto muito:

“Envelhecer é inevitável, mas envelhecer com saúde é opcional! “ 

Para que essa possibilidade seja opcional, para que isso definitivamente possa estar a disposição das pessoas como uma opção, é muito importante que exista informação. No decorrer da minha carreira profissional, desde a minha primeira graduação que foi em educação física e posteriormente em fisioterapia, pude estudar a fundo o corpo humano e descobrir o quão perfeita essa máquina é, e que por isso não tolera desequilíbrios em seu funcionamento, buscando sempre a tentativa de se equilibrar sozinha e assim acaba por desenvolver compensações fisiológicas e biomecânicas, dando oportunidade assim a doença de se formar.  

Quando falo corpo, me refiro a totalidade entre corpo, mente e espírito, onde em 25 anos o estudando pude comprovar que não podemos separar essas três formas e sim integrá-las como uma, e isso é o que vai determinar como será a qualidade da nossa vida enquanto estivermos aqui.  

Para que tenhamos saúde é preciso que o nosso corpo exerça o seu papel de funcionamento fisiológico e de movimento biomecânico de maneira livre, sem obstruções, e para que isso aconteça ele precisa estar com todas as suas peças funcionando harmonicamente, ou seja, sem bloqueios, sobrecargas ou compensações, e isso muito se dá não só no posicionamento biomecânico de suas peças (ossos, músculos e tecidos articulares), mas por 95% vindo pelo comando da mente sobre ele, existindo um ciclo repetitivo e vicioso diário entre corpo e mente, e vice versa.  

Com comprovação da neurociência sabemos que a maneira como pensamos e nos sentimos são fatores determinantes para que a nossa fisiologia se comporte de maneira correspondente através da formação de uma química cerebral vinda desses sentimentos que foram produzidos como resposta do nosso pensamento, e esse foi o principal motivo que me fez me especializar em medicina chinesa, buscando duas ferramentas muito poderosas para os meus atendimentos e para minha vida e de toda minha família, que é a acupuntura associada a fitoterapia chinesa. Na minha vida profissional a medicina chinesa é o motivo por eu me apaixonar todos os dias há 15 anos pela mesma coisa, que é dar alívio não só a um corpo, mas a uma alma.  

Ela me proporciona ampliar a lente da minha câmera que é o meu olhar no momento do primeiro contato que tenho com meu paciente em sua avaliação, ela não só amplifica meu diagnóstico das causas dos problemas que fizeram meu paciente me procurar, como principalmente potencializa os resultados do tratamento, possibilitando a esse corpo se auto curar a partir do momento que desobstruímos os meios, removendo bloqueios articulares e assimetrias com o complemento de outras ferramentas por especialidades da fisioterapia de maneira associada, mas principalmente com a medicina chinesa liderando essa conduta de tratamento de maneira global, me fazendo entender como esse corpo e mente estão funcionando energeticamente e fisiologicamente, para que assim seja devolvido a ele o equilíbrio.  

Onde há equilíbrio não há excesso e nem sobrecarga, onde há equilíbrio não há deficiência e nem fraqueza, onde há equilíbrio não há possibilidade da doença se instalar. E é no equilíbrio que a saúde está, é no equilíbrio que a felicidade está, e é no equilíbrio que a qualidade de vida está. E quando o buscamos e o atingimos, encontramos o verdadeiro significado do que é viver bem!  

Eu finalizo com a reflexão que para mim define a medicina chinesa:  Elimine a CAUSA e o EFEITO cessa.  

Muito obrigada!  Dra Josiane Barros  – Fisioterapeuta especialista em Medicina Chinesa. 


Post Views: 167





Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *